Thursday, May 24, 2007

bye-bye marshmallow...

Deixa eu começar do começo, então.
Lááá no final de 2004, quando eu trabalhava com a minha amiga - e oráculo particular - Ana Iris (muito citada neste blog).
A Ana sempre foi uma grande fonte de trocas intermináveis de conhecimento de cultura pop, entretenimento e afins. Sempre nos pegamos em conversas empolgadas sobre assuntos que íam desde Dawson's Creek (e seriados em geral) a Ramones...

E eis que um belo dia a dona Ana me aparece no trabalho oferecendo uma série nova que recém tinha estreado no Estados Unidos em um canal pequeno, novo e promissor, chamado UPN. Essa emissora deu um peitaço e resolveu produzir, em parceria com a Warner, algo pra chamar a atenção pra si e bater de frente com os novos sucessos daquele ano. A série em questão se chamava Veronica Mars e deu certo. Era uma das "hottest things" da temporada de horário nobre daquele ano e eu lembro como se fosse hoje das palavras da Ana pra me convidar a assistir:

Ana: Tu gosta da Chloe do Smallville?
Eu:
Bah, adoro!
Ana:
Imagina um seriado SÓ da Chloe...
Eu:
hummm...
Ana:
ISSO é Veronica Mars.


O resto é história...

Trocando em miúdos, Veronica Mars tem o foco principal na personagem homônima. Filha do ex-xerife local de uma cidadezinha chamada Neptune, na Califórnia, onde quem mora ou é milionário ou trabalha para estes, Veronica precisa organizar sua vida encontrando algumas peças perdidas de um quebra-cabeças que rende o gancho para a primeira temporada inteira.
Sua melhor amiga foi assassinada e culpa plantada em um álibi falso - motivo pelo qual seu pai, Keith Mars, foi afastado do cargo de xerife e se tornou detetive particular -, sua mãe sumiu sem deixar rastro e Veronica perdeu a virgindade de uma maneira que nenhuma menina de 17 anos jamais esqueceria - se ela pudesse lembrar: dopada e estuprada em uma festinha.

Ao fim da primeira temporada, todos estes dilemas se resolveram, mas o criador, Rob Thomas - que não é o mesmo que canta no Matchbox Twenty, embora ele brinque com o fato constantemente -, consegui criar ganchos legais para introduzir uma segunda e até uma terceira temporada, as quais eu assisti assiduamente, embora admita que a trama perdeu um pouquinho de seu charme.

Mas por que eu estou escrevendo isto? Por que enaltecer Veronica Mars agora?
Talvez porque tudo que morre, merece uma eulogia. Esta é a minha.

Veronica Mars era uma boa série. Com texto esperto, personagens interessantes - especialmente a protagonista, muito bem interpretada pela carismática e talentosíssima Kristen Bell (que entrou pro rol das minhas atrizes favoritas) - , cheios de camadas, um certo tom noir, uma ótima fotografia e trilha sonora. Enfim. Era TV, mas era boa TV. Boa diversão, sem se preocupar em ser genial.

Eis que a baixa audiência do canal CW - "upgrade" da UPN com uma major - fez com que a série fosse cancelada e com que os fãs tentassem de tudo para manter a série viva, com abaixo-assinados e até protestos em frente à emissora. Mas o fim de Veronica Mars foi inevitável e até necessário, pois o risco era de que a trama e as personagens ficassem desfiguradas em uma quarta temporada, de acordo com os planos do Rob Thomas e da CW.
É preferível ficar com as boas memórias e deixar a série ir embora bem, com um último episódio que valeu muito. Que me lembrou até a primeira temporada e me fez querer que os minutos não passassem.

Esta semana dei um adeus doce a Veronica Mars e sei que vou sentir falta. Também sei que é apenas TV, portanto a falta vai ser fácil de superar, mas ainda assim sinto que gastei 45 minutos por semana durante 3 anos em ótima diversão.