Friday, February 17, 2006

pra parar de ouvir as mesmas coisas #3

DREDG

Eu passo grande parte do meu tempo procurando bandas diferentes. Sejam elas novas, velhas, famosas ou desconhecidas. Não importa. Tocar no rádio e ter clip na MTV não é o que prova que determinada banda é boa. Pouco me importam o mainstream ou a opinião de massa. A massa geralmente não é exigente. Se assim o fosse, não teríamos que aturar a Pitty como "a nova cara do rock nacional".
E em meio a buscas de internet, dicas de amigos, comunidades do Orkut e todas as maneiras possíveis de se descobrir outras opções para livrar meu ouvido das Pittys, dos Calypsos, dos Eminems, dos Gorillaz, das Wanessas Camargo e todas as outras porcarias que sou obrigado a aturar cada vez que saio na rua ou ligo a tevê, encontrei essa banda californiana chamada Dredg. Na verdade, um amigo havia me indicado e mostrado alguma coisa, mas eu não havia tido oportunidade de ouvir um CD inteiro. O fiz há poucas semanas e me dei conta de que deveria tê-lo feito muito antes.
O CD em questão se chama Catch Without Arms, foi lançado em Junho de 2005 e é o terceiro da carreira do Dredg. A banda soa como uma cruza do U2 com o Tool, porém mais roqueira que a primeira e mais leve que a segunda. Guitarras cheias de efeitos interessantes, vocal suave, afinado e de melodias peculiares, letras inteligentes e o declarado interesse por arte moderna - o que me fez compará-los ao Tool - praticamente resumem o Dredg, mas não limitam a banda a essa única frase.
Catch Without Arms não é pop, mas é daqueles CDs que, apesar de complexos, você ouve e não quer parar.
Pra ouví-los: www.dredg.com